Sobre as Marcas    /
Faianças Bordalo Pinheiro

A Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro foi fundada em 1884 com o propósito de revitalizar as artes tradicionais da cerâmica e do barro, cruzando-as com a modernidade de diversos estilos que anunciavam o futuro, mas, acima de tudo, com a originalidade do seu criador, Raphael Bordalo Pinheiro. Assim nascia a produção em série de peças indissociáveis, até hoje, do nosso imaginário, e referências culturais de carácter universal

Bordalo Pinheiro dedicou atenção a todos os pormenores na edificação do seu maior projecto: desde a escolha do terreno, moldura verdejante onde brotavam nascentes e se encontravam dois barreiros, até à construção da escola primária para os filhos dos operários, no espaço da fábrica, em pleno relvado.

A paixão e criatividade colocadas no trabalho, a consciência social, o humor e a transgressão de ideias feitas deram à empresa uma qualidade notável, tornando-a responsável por uma herança de enorme valor. Um património artístico e histórico que é agora resgatado pela aquisição da Faianças Bordalo Pinheiro por parte da Visabeira Indústria.

Continuando a utilizar grande parte das técnicas centenárias na reprodução dos modelos, a Faianças Bordalo Pinheiro prossegue a recuperação de um legado insubstituível. Paralelamente, e animada pelo mesmo espírito pioneiro, é uma empresa inovadora, criando produtos de cariz contemporâneo e reforçando o seu prestígio nos diversos mercados em que marca presença.  




© 2017 Maracujá Decor
Todos os direitos reservados